Notícias

Prefeitura de Manoel Emídio e Secretaria de Meio Ambiente criam a campanha de prevenção das queimadas

Data de Publicação: 16/07/2020

 Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Manoel Emídio em parceria com a Prefeitura Municipal de Manoel Emídio realizarão entre os meses de Julho a Outubro deste corrente ano a Campanha de Prevenção a Prática ilegal de Queimadas na zona Urbana e Rural.

A ideia é conscientizar e minimizar a prática de Desmatamento e queimadas ilegais nesta época do ano, Em tempos de pandemia do novo coronavírus, entramos no período, com maior incidência de queimadas em nosso município, afetando a saúde respiratória..

Em vista disso, a secretaria lança campanha alertando que as queimadas, além de crime ambiental, agravam o quadro das pessoas que sofrem com problemas respiratórios.
 Dessa maneira, contamos com toda a população para que não coloque fogo em terrenos baldios, áreas de vegetação, as margens das rodovias, no quintal de suas casas, nos lixos orgânicos em geral. Assim, reafirmamos nosso compromisso com o meio ambiente e a saúde de todos.   

Ressaltamos também, que a realização das queimadas é crime Ambiental regido pela lei Federal 9.605 e lei Municipal, 605-19. E se houver a pratica confirmada desse ato a Secretaria irá fiscalizar notificar, e multar os cidadãos que descumprirem tais recomendações legais. Informamos também que caso haja a real necessidade de pratica do ato, deixaremos todos os contatos possíveis para o munícipe entra em contato com a secretaria e juntos organizar de forma correta a queima controlada desse material, conforme a lei e preservação do meio ambiente

A campanha ira disponibilizar carros(pipa, carro de lixo, etc), orientações, equipe de profissionais capacitados para lhe orientar. E será desenvolvidas com a ajuda da Secretaria municipal de educação, com a participação dos alunos, pais responsáveis, comunidade escolar e professores.
Primeiro momento: será de caráter Informativo, apresentando cartazes, folders, outdoor, palestra(online), distribuídas em grupos de whattszap para informação em geral
Segundo momento: Fiscalização com equipe de profissionais que constara em notificação e multas com valores estabelecidos por lei;
Terceiro: encerramento com o panorama através de imagem de satélite comparando o nível atingindo de desmatamento e antes e depois da campanha e apresentação dos trabalhos dos alunos como forma de conscientizar a população;
Contamos com a parceria de todas, tanto para evitar a pratica como para denunciar o ato que prejudica a todos e ao meio ambiente. Junto somos mais fortes.



PREFEITURA MUNICIPAL DE MANOEL EMÍDIO

CNPJ: 06554125000140

  • PRAÇA SÃO FÉLIX, 11 - Bairro: CENTRO - CEP: 64875000 - MANOEL EMÍDIO/PI
  • Telefone: 8935351230
  • E-mail: municipalprefeitura.me21@gmail.com